Vitaminas e minerais que não devem faltar em sua dieta

vitaminas importante para o corpo

Vitaminas e minerais que não devem faltar em sua dieta

Vitaminas e minerais são definitivamente partes essenciais de nossas dietas. Afinal de contas não só de nutrientes vive o homem.

Os micronutrientes são definitivamente importantes para o funcionamento do nosso corpo. Se você já fez algum Curso de introdução a Nutrição com certeza deve ter entendido isto.

Mas se você ainda não tem muita ideia do assunto é importante notar que a definição de micro e macronutrientes não é feita por seu tamanho. Na verdade a separação ocorre por conta da quantidade necessária para ingestão.

Alguns dos micronutrientes são tão pouco necessários que podemos até dizer que não nos fazem tanto mal em sua ausência. Enquanto outros podem até mesmo nos prejudicar gravemente no excesso.

Hoje meu objetivo é trazer para você um conteúdo sobre vitaminas e minerais que identifique aqueles que você realmente precisa no dia a dia.

E o melhor de tudo é que queremos te mostrar onde conseguir cada um deles. Vamos conferir?

Vitaminas e minerais que não devem faltar em sua dieta

Antes de começar é importante dizer que este não é um guia que irá substituir uma visita a qualquer profissional. Se você está com alguma deficiência de vitaminas as recomendações podem até ser boas, mas é sempre urgente que você converse com seu médico.

Lembre-se de fazer sempre suas refeições da maneira correta e balanceada. O ideal é procurar um profissional da nutrição que possa te orientar nas melhores práticas. Entretanto um pouco de bom senso já ajuda.

Dito isto vamos conferir os grandes participantes:

1 – Ferro

O ferro é sem dúvida um dos minerais mais conhecidos de toda a humanidade. Não é difícil alguém ouvir falar de que o ferro é o inimigo número 1 da anemia.

Isto acontece porque é realmente verdade. A ingestão controlada e bem feita de ferro aumenta sua concentração de hemoglobinas, facilitando todo o processo de oxigenação celular.

Não sei se você sabia, mas nosso sangue tem a cor avermelhada exatamente pela presença do mineral.

Sua presença nos alimentos está quase sempre ligadas à carne. Porém pode ser encontrados em alguns vegetais de cor verde escura (como por exemplo a couve, brócolis, espinafre…) e em alguns tubérculos, principalmente a beterraba.

Mas o melhor meio de garantir a assimilação é consumindo a fonte junto com a vitamina C.

2 – Cálcio

O cálcio é o segundo material da nossa lista que mais é recomendado para que você mantenha uma boa ingestão. A sua ausência é sentida de modo grave pelo nosso corpo, principalmente para mulheres com idade avançada.

A osteoporose é uma doença grave que afeta a qualidade de vida de milhões de pessoas ao redor do mundo.

Entretanto o que poucos sabem é que o cálcio ainda possui várias outras funções no nosso organismo. Por exemplo, ele é um elemento essencial para auxiliar na contração muscular, ajuda a regular a pressão sanguínea e também garantir a coagulação do sangue.

Ele é encontrado no leite e seus derivados, mas normalmente também está presente em grande quantidade nas verduras de cor escura.

Atenção, não se deve misturar alimentos ricos em ferro com os alimentos ricos em cálcio, isto prejudica a sua absorção.

3 – Vitamina C

Achou que eu tinha esquecido dela, não é? Jamais! A vitamina C é uma das vitaminas e minerais mais queridinhos da terra. Afinal de contas está presente em vários alimentos deliciosos.

Você vai ingerir muita vitamina C depois do que eu te contar. Sabe por que? Então, ela não é só responsável pelas nossas defesas. Ela é também um alimento que combate radicais livres e é antioxidante.

Ou seja, você poderá contar com uma saúde melhor e uma pele muito mais bonita.

Mas é claro, ela ajuda muito seu corpo a aumentar as defesas naturais. Sendo até mesmo um excelente meio de prevenir doenças mais terríveis como por exemplo o câncer.

Para encontrar a vitamina C é fácil, basta ingerir frutas de cor alaranjada e até mesmo as brancas que são ácidas. Laranja, acerola e qualquer outra fruta cítrica são a melhor pedida.

4 – Vitamina E

A vitamina E é normalmente ignorada por muitos, por dificilmente estar em falta. Entretanto é um excelente estimulante para a boa circulação, e está diretamente relacionada à saúde da pele e manutenção das células e músculos.

Pessoas que fazem um grande número de atividades físicas todos os dias precisam de uma ingestão controlada do nutriente. Sendo que a maioria vai ganhar com o uso dela de maneira controlada.

Para encontrar a vitamina E é importante investir em sementes e cereais, sendo o gérmen de trigo e a semente de girassol são as duas fontes mais poderosas.

5 – Zinco

O zinco marca mais um ponto para os minerais na nossa lista, o que ajuda muito o nosso organismo em várias vertentes.

Primeiramente é um mineral de extremo poder antioxidante, e por isso ajuda a combater doenças como o câncer e a evitar o envelhecimento precoce.

Também é fundamental para o sistema imunológico, já que sua presença impede a reprodução viral.

A carne vermelha é uma das fontes mais confiáveis, mas o amendoins também contém uma grande quantidade.

Considerações finais sobre vitaminas e minerais

Comer de modo balanceado e saudável é o melhor jeito de se ter uma boa saúde. Como eu disse ali atrás, os micronutrientes não precisam ser ingeridos em grandes quantidades.

Por isso coma correto todos os dias, crie pratos coloridos, acesse alimentos crus e não tenha frescuras. Qualquer curso online de nutrição ou coisa parecida vai te ensinar sobre isso.

Assim, você agindo de maneira inteligente não deixará que nada venha a faltar no seu sistema.

Outro fato importante é que não necessariamente comer demais de uma fonte de vitamina vai garantir a sua restauração aos níveis normais. O que realmente funciona será uma visita a um profissional que possa atestar se há ou não alguma outra doença ligada à este problema.

Quem sabe um desvio hormonal não é o culpado?

No mais é isso, espero que estas informações tenha sido úteis. Qualquer dúvida sobre o tema apresentado é só entrar em contato para nos perguntar, ok?

Até a próxima!