Quais os exercícios mais indicados após o parto?

Quais os exercícios

Quais os exercícios mais indicados após o parto?

A gestação é um momento muito esperado pelas mulheres, realizar o sonho de ter seu primeiro filho, poder expressar todo o seu amor maternal e cuidado com os pequenos.

Mas, no período gestacional, as mesmas passam por diferentes fases, as quais envolvem ganho de peso, mudanças hormonais, entre outras, que após a gestação são observadas em mais detalhes, uma vez que, o corpo muda de forma considerável.

Momentos importantes como o primeiro ensaio de natal bebê são mágicos, mas ao mesmo tempo é preciso que a mãe cuide dela também, a fim de contribuir para sua saúde física e mental, inclusive, para recuperar seu corpo antes da gestação.

Confiram a seguir quais os exercícios mais indicados após o parto:

Exercícios indicados no período pós-parto para perder peso

Fazer exercícios no período pós-parto não se trata apenas de perder peso, uma vez que, ajudam a recuperar o tônus ​​muscular e combater a flacidez, além de fazer bem para mente, circulação e outros.

Nesse sentido, muitas mães provavelmente se perguntam: O que posso fazer para perder barriga e, em geral, tonificar todos os meus músculos? Como posso perder peso? Siga essas dicas.

No momento, seus músculos abdominais estão mais elásticos do que nunca. Se você estimulá-los, poderá obter resultados surpreendentes. Porém, antes de iniciar qualquer atividade física, lembre-se que você deve consultar o seu médico, que saberá lhe dizer se você já pode se exercitar ou se é melhor esperar mais.

Lembrando que os exercícios devem ser realizados de acordo com cada fase, após certo período, apenas caminhadas leves são liberadas, exercícios de força e musculação são recomendados após 60 dias.

Caminhada

É um exercício muito simples e que exige pouco esforço, por isso, se acabou de ter um filho, esta é a rotina perfeita para emagrecer aos poucos e perder a barriga. Você pode começar com caminhadas curtas.

Durante elas, preste atenção ao seu assoalho pélvico que sofre com o peso do bebê. Exercitar o assoalho pélvico evitará problemas de incontinência no futuro.

Fortaleça seu abdômen

Exercícios simples são recomendados para fortalecer o abdômen inferior e a parte inferior das costas. A maneira mais fácil de fazê-los é deitar-se sobre um tapete com os joelhos dobrados e os pés no chão.

Nesta posição, a parte inferior das costas irá se levantar um pouco do chão naturalmente. Comece o exercício contraindo o assoalho pélvico e tensionando o abdômen inferior enquanto flexiona ou levanta levemente a pelve.

Dessa forma, a parte inferior das costas ficará reta contra o chão, mas sem levantar as nádegas. Conte até 10, relaxe os músculos e volte à posição inicial. Comece com 5 repetições e vá aumentando até 20. É muito importante controlar a respiração durante todo o exercício.

Confira também: Ensaio de natal Zona Leste – Melhores ofertas.

Hipopressivos

São técnicas posturais baseadas na preservação de uma determinada postura por um determinado tempo. São especialmente indicados no período pós-parto para recuperar totalmente a musculatura, prevenir ou melhorar a descida do útero, bexiga e/ou reto, aliviar problemas de incontinência de urina, fezes ou gases.

Exercite o assoalho pélvico

Como dissemos, exercitar a região pélvica é importante para evitar problemas no futuro. Isso ocorre porque ele se estende para caber o bebê e, na verdade, é o que ajuda a empurrá-lo durante o trabalho de parto.

O corpo sofre com isso e é provável que muitas mulheres, após o parto, tenham problemas de incontinência. Profissionais recomendam praticar exercícios de Kegel para uma recuperação rápida.

Essa rotina consiste em contrair os músculos do assoalho pélvico para cima e para dentro por alguns segundos para fortalecer e tonificar os músculos pélvicos. Desta forma, o risco de sangue do períneo e da vagina aumentará, ajudando a reduzir a inflamação na área e possíveis hematomas.

Ioga e Pilates

Escolha um centro especializado em exercícios pós-parto ou certifique-se de que seu instrutor esteja familiarizado com as posturas que são aconselhadas no pós-parto e as que são contraindicadas.

Os exercícios de Pilates, por sua vez, também ajudam a fortalecer o assoalho pélvico e a parede abdominal, e fazem com que a barriga que permaneceu após o parto desapareça gradualmente.

É também uma excelente técnica para desenvolver grupos musculares específicos e melhorar a higiene postural, especialmente importante se considerarmos que você passará grande parte do seu tempo em posturas às vezes forçadas, como quando você amamenta seu bebê ou passa muito tempo com ele. nos braços.

Finalmente, as técnicas de respiração usadas durante as sessões de Pilates irão ajudá-lo a relaxar, tomar consciência dos músculos que usa e melhorar a qualidade de seus movimentos.

Benefícios dos exercícios pós-parto

O exercício regular após a gravidez pode ajudar o organismo da mulher de diversas formas, proporcionando diversos benefícios, bem como:

  • Ajuda a perder peso, principalmente quando combinado com uma redução na ingestão de calorias
  • Melhore a aptidão cardiovascular
  • Fortalecer e tonificar os músculos abdominais
  • Aumentar o nível de energia
  • Ficar fisicamente ativo também pode:
  • Reduzir o estresse
  • Melhorar o sono
  • Reduz os sintomas da depressão pós-parto

Exercício e amamentação, quais os riscos?

Não se acredita que o exercício moderado afete o volume ou a composição do leite materno ou o crescimento do bebê. Algumas pesquisas sugerem que exercícios de alta intensidade podem causar acúmulo de ácido láctico no leite materno, o que pode produzir um gosto azedo que os bebês não gostam, mas provavelmente é raro.

Se exercícios vigorosos são uma prioridade durante os primeiros meses de amamentação, considere alimentar seu bebê antes do treino ou extrair leite antes de treinar e alimentar seu bebê depois com o leite materno que você extraiu. Outra opção é primeiro fazer exercícios, depois tomar um banho e tirar alguns mililitros de leite materno e, depois de meia hora a uma hora, oferecer o seio.

Ao conversar com o seu médico obterá informações importantes sobre os cuidados e atividades físicas mais recomendadas de acordo com a fase de sua gestação.

Aproveite os benefícios dos exercícios pós-parto para se recuperar e levar uma vida mais saudável, além de perder peso.