Depois da folia não podemos deixar de apreciar o cuscuz nordestino.
Se você quer chegar em casa depois de um dia de festa e apreciar uma comidinha gostosa, saborosa e rápida que não dar trabalho algum e seu estomago vai apreciar, deixando você satisfeito (a) pronta para dormir. Nada melhor que preparar um cuscuz nordestino.
É uma excelente opção para um lanche rápido inclusive substituir um pão com manteiga, o cuscuz é um prato servido com variados acompanhamentos, com ovos fritos, com um pedaço de manteiga em cima ou até mesmo com carne de sol.
Você pode enriquecer o prato colocando coco ralado ou queijo.
Feito com flocos de milho, preparado ao vapor, fica pronto rápido em apenas 20 minutos, os únicos ingredientes que você vai precisar é flocos de milho, sal e água.
Cuscuz nordestino, conheça os benefícios…
Ser você quer substituir pão, tapioca e até mesmo o arroz o cuscuz nordestino é uma ótima opção para acrescentar ao seu cardápio.
A dieta que restringe o consumo de glúten inclui a aversão brasileira ao cuscuz à base de milho, muito popular no Nordeste. Além de ser uma fonte de zinco, magnésio, selênio e vitaminas do complexo B, o cuscuz do Nordeste também possui antioxidantes que ajudam o sistema imunológico.
O cuscuz é frequentemente usado para substituir alimentos que também são carboidratos, como pão, arroz, tapioca, macarrão e tubérculos. “Geralmente, o cuscuz é usado como café da manhã ou lanche da tarde; no entanto, como fonte exclusiva de carboidratos, deve ser consumido com alimentos que contêm proteínas (como carne, ovos e queijo magro)”
Tanto para quem quer emagrecer, quanto para quem quer ganhar massa muscular, ambos pode acrescentar o cuscuz no cardápio, o que muda é a quantidade.
Antigamente no sertão o cuscuz era visto e conhecido como ouro em cima da mesa, esse bendito alimento, era alegria do pobre povo trabalhador naquela época.
“Quanto aos benefícios do cuscuz, para aqueles que o comem com frequência, o cuscuz é especialmente feito de milho. O cuscuz do nordeste é derivado do milho. Herda alguns nutrientes e benefícios, como vitaminas e minerais. Substância: Em comparação com o pão francês, além de ter um menor valor calorífico, entre os multivitamínicos existentes, ele contém vitamina A, que ajuda a pele, protege a pele da luz solar e também é muito boa para a visão.
É um alimento rico em fibras. Pessoas com problemas intestinais podem consumir cuscuz porque ajudará o trato gastrointestinal e melhorará esse transporte na função intestinal “.
Fora da região de Nordeste, o cuscuz tem outras características. Por exemplo, nas regiões central e sul, é feito de milho ou tapioca e usa ingredientes como pimenta, palmito ou sardinha. No Maranhão, o famoso cuscuz maranhense é feito de flocos de arroz, goma de tapioca, água e sal.
A seguir aprenda fazer 3 opções de cuscuz nordestino:
É um cuscuz bem simples e fácil de fazer, além de ser delicioso pode ser consumido em conjunto com carne de sol ou com uma manteiga de garrafa em cima.
Vejamos o que você vai precisar:
- 02 xícaras de flocos de milho, aqui é muito conhecido como milharina;
- 01 xícara de chá de água de preferencia em temperatura ambiente;
- 01 colher aquelas que usamos pra medir café de sal.
Misture tudo até que a farinha fique bem úmida, deixe tudo descansar bem por no mínimo 10 minutos, quem não tem cuscuzeira , pode fazer numa panela normal, desde que ela cozinhe a vapor.
Leve ao fogo já com água na base de preferencia fervendo, em seguida vai bastar apenas desinformar.
Cuscuz Nordestino com polvilho.
- 2 xíc. de flocão de milho
- 1 e 1/2 xíc de água para hidratar a massa e mais para colocar na panela
- 2 col. de sopa de polvilho doce
- 1 col. de sopa rasa de sal ou sal a gosto
Em uma vasilha misture todo o flocão de milho, o sal e o polvilho, adicione tudo aos poucos, misturando tudo muito bem, a ideia é ir hidratando o flocão, porém nada de enxarcar o mesmo.
Deixe descansar por no mínimo 10 minutos, até que você prepare tudo para levar ao cozimento. Pegue um pano limpo, molhe o mesmo, ele vai ficar em contato com a panela, molhe para que ele não te queime.
Em uma panela coloque um pouco de água, mais a massa não pode ter contato com a água, fique de olho, faça um montinho de massa no prato, compacte bem a mesma, cubra a massa com o pano umido, a parte deve ser amarrada, colocando o prato na panela, conforme ilustrado na foto abaixo.
Deixe cozinhar bem por 20 minutos, tenha muito cuidado com o vapor.
Cuscuz nordestino com carne seca.
Você vai precisar:
- 2 xícaras (chá) de flocão de milho;
- 1 xícara (chá) de água;
- 200g de carne-seca Paineira dessalgada, cozida e desfiada;
- 1/2 pimentão vermelho e amarelo picados;
- sal e ervas a gosto;
- 3 ovos cozidos picados;
- queijo minas picado a gosto;
- azeitonas pretas picadas;
- 1 cebola roxa pequena picada;
- azeite de oliva extra virgem a gosto;
- tomates grape picados a gosto.
Em uma vasilha, coloque o flocos, sal e tempere, coloque aos poucos água. Deixe hidratar por pelo menos 20 minutos, acrescente todos os outros ingredientes e misture bem.
Unte um tabuleiro, com azeite e coloque rodelas de ovo, em seguida acrescente mistura de flocão temperado, agora você pode levar ao microondas por 2 minutos.
Sirva em seguida com uma salada bem bonita e saborosa de sua preferencia, essa quantidade rende para 6 pessoas.
O cuscuz nordestino é uma especialidade antiga que além de deliciosa proporciona inúmeros benefícios a saúde, sendo um prato que pode ser acompanhando de diversas opções deixando o seu cardápio ainda mais delicioso.
Autor Ivan Cruz
Leia mais sobre esse alimento Cuscuz engorda