Chá De Erva Doce Benefícios Para Sua Saúde

espinafre rico em magnésio

Chá De Erva Doce Benefícios Para Sua Saúde

Essa planta medicinal que chamamos de erva doce é conhecida como anis-verde, anis e pimpinela-branca e pertence à família das Apiaceae e mede cerca de 50 cm de altura.

Possui flores fendidas, flores brancas e frutos secos compostos de uma só semente. Com um sabor bem adocicado e uma aroma bem forte.

Seu nome científico é PimpinellaAnisum, é usada para combater gastrite, gases, má digestão, inchaço abdominal e dor de cabeça.

Mas essa planta não é usada somente para isso, é utilizada para produtos de cosméticos e para perfumaria.

Podem ser encontradas em várias formas como por exemplo em forma de extrato seco e óleo.

Para conseguirmos a erva doce podemos ir em mercados, feiras, lojas de produtos naturais e farmácias de produtos para manipulação.

Benefícios do Chá de Erva Doce

O chá de erva doce também serve para combater outros tipos de problemas veja abaixo suas outras aplicações:

  • Espasmos Musculares
  • Cólicas Menstruais
  • Inflamação na boca e na garganta
  • Tosse, gripe, catarro e coriza

Devido ao seu poder de reduzir a fermentação dos alimentos no nosso intestino, a erva doce nos ajuda a evitar os gases.

Outra indicação do chá de erva doce é que ela pode ser usada no período da menopausa para diminuir os níveis de açúcar no sangue e também as ondas de calor que acontecem nesse período.

O controle dos níveis de açúcar também ajudam a que deseja perder peso, por isso o chá de erva doce está entre os principais chás emagrecedores indicados para quem deseja perder peso.

Estudos mostraram que a erva doce pode ser também um antifúngico, antiviral, antimicrobiano, antioxidante e antiespasmódico.

Pode ser usado como repelente e até pode ajudar contra a proliferação do mosquito da dengue

O chá de erva doce é utilizado para combater a gripe e seus sintomas, como a coriza, tosse e o catarro, além de favorecer a produção de leite materno.

O chá de erva doce pode ser usado para fazer bolos, doces e biscoitos e também ser usado como cápsulas, porém antes disso deve-se consultar um especialista.

O óleo essencial de erva doce é utilizado em aromaterapia para regular os hormônios femininos. Reduzindo as cólicas menstruais e também na diminuição dos efeitos da menopausa.

Pode ser usado também como relaxante muscular e calmante através de massagem, misturando 2 gotas do óleo essencial com óleo de amêndoas.

Para curar os sintomas da gripe pode-se usar o óleo em água quente para fazer vaporização.

O uso da erva doce nas doses certas, não apresentam nenhum efeito colateral, mas em alguns casos raros podem acontecer o aparecimento de

Náuseas, Vômitos e algumas reações alérgicas quando se toma o chá de erva doce com exageros. 

Contra indicações do chá de erva doce

O chá de erva doce não pode ser utilizado por mulheres que infelizmente tenham câncer de mama, pois o chá altera os hormônios femininos.

Principalmente o hormônio chamado de Estrogênio que pode atrapalhar o tratamento contra o câncer.

Outro motivo para não usar o chá de erva doce é para quem faz o uso de suplementação de ferro, pois o chá irá prejudicar na absorção desse nutriente.

O chá de erva doce como podemos ver é muito bom para combater alguns problemas que podemos ter com o nosso intestino e também com problemas relacionados com os sintomas da gripe.

Porém para tomar esse chá é preciso saber a quantidade certa para evitar os seus raros efeitos colaterais, e também observar quem pode ou não tomar o chá para que não aconteça nenhum tipo de situação desagradável.

Receita de chá de erva doce

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de erva doce seca
  • 1 xícara de água

Modo de usar

Para poder fazer o chá de erva doce deve-se ferver a água e colocar junto com a folha da erva doce em uma xícara, e deixar em repouso por 3 a 5 minutos, depois coar e beber o chá de erva doce.

Conclusão

Os benefícios dos chás para a sua saúde são comprovados e usados por gerações antes mesmo da descoberta de diversos remédios, neste artigo você conheceu s benefícios da de mais uma ervas consideradas por muitos como uma erva medicinal. 

Crie um hábito de tomar chá de erva doce no seu dia a dia a aproveite todos os benefícios maravilhosos desse incrível presente da natureza para nossa saúde.

Fonte confiável.