Cetoprofeno saiba tudo que precisa saber sobre este medicamento

cetoprofeno é um anti-inflamatório

O cetoprofeno é um anti-inflamatório, também vendido sob o nome de Profenid, que reduz a inflamação, a dor e a febre. O medicamento está disponível em xaropes, gotas, géis, injeções, supositórios, cápsulas e comprimidos.

O cetoprofeno pode ser adquirido em farmácias, o preço pode variar dependendo da forma do medicamento prescrito pelo médico e da marca, e a pessoa também pode escolher um medicamento genérico.

Quem não deve usar Cetoprofeno?

O cetoprofeno é um anti-inflamatório, também vendido sob o nome de Profenid, que reduz a inflamação, a dor e a febre. O medicamento está disponível em xaropes, gotas, géis

Pessoas que são alérgicas a qualquer componente do medicamento, sofrem de úlceras gástricas, sangramento ou perfuração gastrointestinal, estão relacionadas ao uso de anti-inflamatórios não esteroides e sofrem de insuficiência cardíaca, hepática ou renal grave não devem usar cetoprofeno sistêmico.

Além de serem contraindicados na situação anterior, os supositórios não devem ser usados em pessoas com inflamação retal ou história de sangramento retal.

Além disso, não deve ser usado em mulheres grávidas ou amamentando e crianças. O xarope pode ser usado para crianças, mas não para crianças com menos de 6 meses. As gotas orais só podem ser usadas para crianças com mais de 1 ano.

Possíveis efeitos colaterais com Cetoprofeno

Se o efeito sistêmico for dor de cabeça, tontura, sonolência, indigestão, náusea, dor abdominal, vômito, erupção cutânea e coceira, então alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Propenid.

Os efeitos colaterais mais comuns do uso deste gel são vermelhidão, coceira e eczema.

Para que serve Cetoprofeno?

O cetoprofeno é um anti-inflamatório, analgésico e antipirético, designado para o tratamento de doenças reumáticas (doenças que podem afetar músculos, articulações e ossos), doenças traumáticas (danos internos ou externos causados por fatores externos). Inflamação e dor. A dor é média.

Ação esperada com Cetoprofeno

A droga tem como ingrediente ativo o cetoprofeno não hormonal, e o cetoprofeno tem efeitos anti-inflamatórios, antipiréticos e analgésicos.

O cetoprofeno inibe a agregação plaquetária (as plaquetas se ligam) e a síntese de prostaglandinas (mediadores químicos relacionados à inflamação), mas seu mecanismo de ação exato não é totalmente compreendido.

Os comprimidos de cetoprofeno são resistentes à mucosa gástrica e podem evitar que a droga entre em contato com a parede do estômago, apresentando assim melhor tolerância.

O cetoprofeno é rápida e completamente absorvido pelo trato gastrointestinal. Os níveis plasmáticos máximos podem ser obtidos 60 a 90 minutos após a administração oral.

Contraindicação e risco associado ao uso de Cetoprofeno

Este medicamento não deve ser usado nas seguintes situações: -Pacientes com história de hipersensibilidade (alergias ou intolerâncias) ao cetoprofeno, como ataques de asma (doença pulmonar caracterizada por falta de ar causada por constrição das vias aéreas) ou resistência ao cetoprofeno, ácido acetilsalicílico ou outros Outros tipos de reações alérgicas a oxidantes-não drogas inflamatórias esteroides.

Entre esses pacientes, foram relatadas reações alérgicas graves (reações alérgicas graves e imediatas), com muitos poucos casos fatais (consulte “Qual é a causa da minha dor com este medicamento?”). -Pacientes que sofrem ou sofrem de úlceras pépticas / hemorrágicas (lesões localizadas no estômago e / ou intestinos).

Pacientes que apresentaram sangramento ou perfuração de gás perinatal (estômago e / ou intestino) relacionado ao uso de anti-inflamatórios não esteroidais.

Precauções e advertências enquanto ao uso de Cetoprofeno

Embora o AINE possa ser necessário para aliviar complicações reumáticas causadas por lúpus eritematoso sistêmico (LES) (uma doença que se manifesta em doenças da pele, coração, rins, articulações, etc.), ele deve ser usado com cuidado porque os pacientes com LES podem ser e / ou o sistema nervoso renal é suscetível à toxicidade de AINE.

As reações adversas podem ser minimizadas pela administração da menor dose eficaz e pelo controle dos sintomas no menor tempo possível.

Se você também usa medicamentos que podem aumentar o risco de sangramento ou úlceras, entre em contato com o seu médico, como corticosteroides orais, anticoagulantes (como a varfarina), inibidores seletivos da recaptação da serotonina ou medicamentos antiplaquetários (como o ácido acetilsalicílico) (consulte “Interações medicamentosas “).

Durante qualquer período de tratamento, todos os AINEs relataram sangramento gastrointestinal, úlceras e perfurações potencialmente fatais, independentemente dos sintomas ou história de doença gastrointestinal grave. Reações cutâneas graves, algumas fatais.

Incluindo dermatite esfoliativa (alterações cutâneas acompanhadas de descamação), síndrome de Stevens-Johnson (uma forma grave de reação alérgica caracterizada por bolhas na mucosa e grandes áreas) e necrose tóxica da epiderme (o quadro é sério. o uso de AINE é raro aqui.

Grandes áreas da pele começam a formar bolhas e aparecem áreas vermelhas semelhantes a queimaduras graves. Essas reações adversas ocorrem no início do tratamento. O risco é maior, na maioria dos casos aconteceu no primeiro mês.

Se os seus testes de função hepática estiverem anormais ou tiver história de doença hepática, consulte o seu médico. As enzimas hepáticas devem ser analisadas regularmente, especialmente durante o tratamento de longo prazo.

Existem muito poucos casos de icterícia (pele e olhos amarelos) e hepatite (hepatite) tratados com cetoprofeno. Se ocorrerem distúrbios visuais, como visão turva, o tratamento com cetoprofeno deve ser interrompido.

No início do tratamento, para pacientes com insuficiência cardíaca, cirrose (doença hepática) e nefropatia (nefropatia), diuréticos ou pacientes com insuficiência renal crônica, os médicos devem monitorar cuidadosamente a função renal, especialmente se esses pacientes forem idosos.

Nestes pacientes, tomar cetoprofeno pode causar uma diminuição no fluxo sanguíneo renal e causar descompensação renal.

Como outros medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, pacientes com hipertensão não controlada, insuficiência cardíaca congestiva, doença cardíaca isquêmica estabelecida (uma doença crônica causada pela redução do fluxo sanguíneo para o coração), doença arterial periférica (afetando os lipídios do sangue arterial).

Pacientes que usar cetoprofeno) e / ou doença cerebrovascular (acidente vascular cerebral), bem como aqueles com fatores de risco de doença cardiovascular (como hipertensão, hiperlipidemia (colesterol alto), diabetes e fumantes) antes de iniciar o tratamento de longo prazo.

Referencia Fabricante bula em PDF