Bicicleta motorizada, tudo o que você precisa saber

bicicletas motorizadas

Você já viu ou ouviu falar sobre bicicleta motorizada?

Essa pode ser uma opção de transporte viável e econômica para você. E caso pense que este é um meio de locomoção utilizado apenas pelos mais jovens, está muito enganado. Portanto, considere essa como uma opção no seu dia a dia.

Caso queira saber mais sobre a bicicleta motorizada continue a leitura deste artigo. Nós criamos um guia completo com todas as informações que são necessárias sobre o assunto.

Ao final você saberá sobre os pontos positivos deste meio de transporte e terá informações sobre o funcionamento. Vem com a gente conhecer.

O que é uma bicicleta motorizada?

            Uma bicicleta motorizada é muito parecida com uma bicicleta comum. Porém há uma diferença crucial. Na bicicleta motorizada há o uso de combustível, além dos tradicionais pedais. Esse combustível é feito de uma mistura de gasolina e óleo.

            A partir da queima deste combustível no motor, a bicicleta motorizada se move. Por consequência, com este meio de transporte se gasta menos energia e se requer menos esforço comparado a uma bicicleta tradicional.

Imagine subir uma grande subida inclinada usando apenas a sua força. Em uma bicicleta tradicional essa seria uma tarefa muito difícil e árdua. Por sua vez, a bicicleta motorizada torna esta atividade mais fácil e prática.

Por último, também é importante ressaltar que a bicicleta motorizada pode chegar a até 50 km por hora. Ao mesmo tempo, um ciclista que não participa de competições atinge em média 20 km por hora com uma bicicleta tradicional e sem motor.

Vale lembrar também que menores de idade são proibidos de dirigir uma bicicleta motorizada. Para utilizar este meio de transporte é necessário portar uma carteira nacional de habilitação.

Agora que já está claro o que é uma bicicleta motorizada e suas diferenças com a bicicleta tradicional, chegou a fora de fazer uma nova comparação. Desta vez entre a bicicleta motorizada e a bicicleta elétrica. Isso mesmo, você sabia que existem diferenças entre estas duas? Continue a leitura para saber mais.

Bicicleta motorizada x Bicicleta elétrica

Legenda: Exemplo de bicicleta elétrica

            A principal diferença entre a bicicleta elétrica e a bicicleta motorizada é que a primeira destas duas não utiliza combustível em seu motor. Neste caso, a resposta para como a bicicleta elétrica se movimenta é muito simples, e está presente em seu nome. A bicicleta elétrica se move usando energia elétrica.

            Uma bicicleta elétrica chega a uma velocidade máxima de 25 km por hora. Em outras palavras, metade da velocidade máxima de uma bicicleta motorizada. O que pode ser uma desvantagem para quem busca por velocidade neste meio de transporte.

            Em uma outra comparação, é possível recarregar a bicicleta elétrica enquanto se pedala nela. Por outro lado, a bicicleta motorizada não apresenta essa função nos pedais, embora estes ainda sejam necessários para o seu funcionamento, como veremos a seguir.

            Por fim, a bicicleta elétrica também é um meio de transporte que exige a posse da carteira nacional de habilitação. Em conclusão, menores de idade não podem utilizar bicicletas elétricas.

Como funciona uma bicicleta motorizada?

            O motor da bicicleta motorizada é muito parecido com o motor de uma moto. Mas há algumas diferenças entre estes dois. Na bicicleta motorizada não há bateria elétrica. Por isso, a corrente elétrica que dá a partida no motor deve ser ativada através dos pedais.

Poucas pedaladas devem ser o suficiente para dar essa partida. Estas causam um choque que dá início à queima de gasolina. O motor é ligado às rodas traseiras. Dando movimento a estas e assim empurrando a bicicleta motorizada.

Uma bicicleta motorizada não tem marchas como uma motocicleta. As marchas até podem ser usadas, mas apenas enquanto você estiver pedalando, o que não deve ocorrer por muito tempo.

O tanque da bicicleta motorizada pode comportar até 2 litros de combustível. O abastecimento pode ser feito com 1 litro de gasolina e 60 ml de óleo para automóveis. Com cerca de um litro de combustível é possível percorrer uma distância de até 40 km.

Vantagens em se ter uma bicicleta motorizada.

            A principal vantagem a se ter em vista quando se compra uma bicicleta motorizada é uma maior comodidade do transporte. Isso porque é utilizado menos esforço em comparação a uma bicicleta tradicional.

            Ainda é possível fazer economia financeira. Uma vez que uma bicicleta motorizada custa menos do que uma moto e um automóvel. Essa pode ser uma solução viável para você que não planeja percorrer grandes distâncias ou recorrer a grandes velocidades. Mas ainda assim quer ter um potencial maior do que o possível por uma bicicleta comum.

            Por último, vale a pena pensar no conforto e na praticidade que as bicicletas proporcionam. Por exemplo, acessar lugares que seriam impossíveis de se acessar por carro ou motocicleta. Por isso, pense se este meio de transporte pode te ajudar a suprir suas necessidades. Uma bicicleta motorizada pode te ajudar no dia a dia e te trazer mais praticidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.