Benefícios do Mountain Bike

Descubra agora quais os mais importantes benefícios do mountain bike

benefícios do MTB para a saúde

O Mountain Bike ou MTB é uma prática esportiva que envolve um modelo específico de bicicleta, como os listados acima. O esporte não é nada recente, contudo tem crescido muito nos últimos tempos.

Se você está procurando uma bicicleta de MTB para dar início ao esporte, saiba porque você deveria comprar a sua bike hoje mesmo! Listamos abaixo os principais benefícios do mountain bike para a sua saúde. Confira!

1. Combate a depressão e o desânimo

Andar de bicicleta é uma atividade física bem completa, você faz força e exercício aeróbico ao mesmo tempo. Isso ajuda a liberar endorfinas e hormônios importantes no combate a depressão no seu organismo.

O MTB não só favorece isso como também é um esporte bastante divertido e competitivo. Quem faz Mountain Bike muda a rotina, adere a novas regras e evita o desânimo no dia a dia. Estudos mostram que pedalar entre 30 e 60 minutos por dia reduz em até 50% os riscos da depressão.

Além disso, o esporte proporciona a você uma conexão com a natureza, afinal é para ser feito em trilhas, montanhas e locais com bastante vegetação. Estar ao ar livre faz toda a diferença! Você pega sol, fixa vitamina D, melhora o seu organismo com um todo. Experimente e você notará a diferença em poucas sessões de treino.

2. Desenvolve consciência corporal

Porque as bicicletas são ergonômicas e os trajetos exigem muitos movimentos, a prática de MTB ajuda você a ser mais consciente sobre o seu corpo. Quem pratica o MTB nota uma melhora na postura, por exemplo.

Os movimentos também ajudam você a fortalecer seus músculos, melhorando o seu sistema musculoesquelético. É ótimo para diminuir dores e retardar problemas articulares provenientes do envelhecimento.

3. Melhora sua capacidade cardiorrespiratória

Assim como quem caminha, corre ou pratica qualquer tipo de atividade regular, o MTB também cria mais resistência física. Não basta pedalar, você precisa fazer força para subir, para descer ou até para passar um pedaço de trilha com terreno mais acidentado.

O aumento nas pedaladas também eleva o seu ritmo cardíaco, fazendo com que você consuma mais calorias e obrigue o seu organismo a trabalhar mais rápido. Isso não só aumenta a sua capacidade cardiorrespiratória como ainda diminui a sua pressão arterial e emagrece.

Inclusive, diversas investigações científicas mostram que ciclistas eliminam o colesterol ruim (conhecido como LDL) até cinco vezes mais rápido, pois as partículas que transportam o a Lipoproteína de baixa densidade se metabolizam com maior velocidade.

4. Estimula o trabalho em equipe

O MTB é um esporte de grupo. Normalmente os ciclistas se juntam para praticar ou para competir. O interessante aqui é que mesmo a competição é saudável e não prejudicial.

Quem faz Mountain Bike socializa mais e acaba por desenvolver também habilidades sociais. Muitas vezes você vai precisar da ajuda de um colega, por exemplo, e com isso vai ser mais fácil melhorar a sua comunicação e o seu senso de comunidade.

Sem falar que quem se relaciona com demais pessoas no seu dia a dia é mais feliz e se sente menos sozinho. Muitos estudos revelam que viver em comunidade melhora o nosso humor.

5. Melhora o seu sono

Como a atividade do MTB queima muitas calorias e pode exigir bastante do seu corpo, você dorme melhor. Aliás, toda a prática de exercícios físicos pode se benéfica para o sono.

Quem se exercita frequentemente não tem problemas como insônia ou sono interrompido. O corpo é feito para se cansar e recuperar durante a noite. Se você passa o dia todo sentado, precisa gastar as calorias em algum lado para poder ter uma boa recuperação mais tarde.

E é bom lembrar também que quem dorme melhor acorda mais bem disposto!

6. Tem pouco impacto

Apesar de o MTB ser um esporte mais “radical” ele ainda possui menos impacto que a corrida, por exemplo. Se você possui problemas nos joelhos, pode praticar o MTB sem se preocupar tanto com os maus resultados.

Pedalar é inclusive recomendado para quem sofre de dores nos joelhos! Fazer esse tipo de exercícios não tem empecilhos muito menos prejuízos para o seu corpo. Você pode começar com a pedalada mais básica e depois ir evoluindo dentro dos diferentes tipos de Mountain Bike que existem, até ser um profissional.

7. Você só precisa de 30 minutos

É um esporte com alta queima calórica, por isso, você pode fazer sessões curtas para emagrecer. Mais vale meia hora bem feita todos os dias que uma hora e meia uma vez por semana. Tudo que você precisa é de uma das melhores bicicletas aro 29 e muita força de vontade.

Em só 30 minutos diários você pode queimar até 400 calorias. Você ainda fortalece as pernas e enrijece os músculos. Com um tempo tão reduzido, fica fácil encaixar o MTB no seu cotidiano e fazer dele parte da sua rotina.

Então, você está esperando o que para comprar a sua bike e começar a pedalar ainda hoje?

Como escolher bicicleta?

Dúvida cruel! Quando as opções das melhores bicicletas aro 29 são muitas pode ficar complicado escolher. Mas é preciso que você coloque os pés no chão e conheça a sua realidade. Se você não pode investir muito, você já consegue reduzir as suas opções pela metade.

Outro ponto importante na hora de escolher uma bicicleta aro 29 é a sua altura e composição corporal. As bicicletas com essa característica são produzidas para pessoas altas. Portanto, se você é baixinho, é melhor escolher uma bike menor ou pelo menos uma com aro 29 e quadro 15, que pode ser utilizada por pessoas com 1,60 metros.

Fazer um teste drive é outra forma de saber qual a bicicleta ideal para você. Mesmo que você vá finalizar sua compra online, passe em uma loja física e peça para dar uma voltinha com aquele modelo que você se interessou mais.

Assim você consegue realmente perceber se a bicicleta é confortável para você. Procure também valorizar os modelos com mais ergonomia, principalmente se você é um ávido ciclista. Uma bicicleta mais ergonômica poupa suas articulações e até melhora a sua postura.